Projeto Xadrez
Prof ª Rosilene de Oliveira Batista
Escola: Loide Bonfim Andrade
Série: 6° ano Número de aluno: 30 alunos
Justificativa
Acredito que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar”, não apresenta limites, antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo.
Objetivos
-Estimular o processo cognitivo dos discentes, o raciocínio lógico-pragmático do discente;
-Reverter o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aumento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem;
-Fazer com que o aluno encontre rapidamente os resultados, exercitando o raciocínio lógico;
- Estimular a memória;
-Vivenciar momentos de descontração e alegria;
-Desenvolvimento de estratégias de jogo;
-Estimular a observação e concentração
Metodologia
Os alunos foram ao laboratório de informática da escola para trabalhar com jogos de xadrez on-line, sendo explicado e mostrado como é seu funcionamento e quais estratégias eles deveriam usar.
Avaliação e Resultados Esperados
Foram avaliados o desempenho e interesse dos alunos; socialização;
Interação com os colegas; disciplina e estratégias;
Uma avaliação escrita sobre as regras do jogo.
Referência
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